Setembro Amarelo: Contribuição do exercício físico na Depressão



Setembro é o mês da prevenção ao suicídio, e para isso nós viemos mostrar o que a ciência diz sobre a contribuição do exercício físico na redução dos fatores associados com o risco de suicídio. Existem várias causas que levam um indivíduo cometer suicídio, dentre eles caracterizam-se o estresse, distúrbios do sono, ansiedade e a depressão, portanto identificar estes fatores de risco é essencial para reduzir as tentativas de suicídio e mortes (1).

Quanto mais atividade menos deprimido

Atividade e exercício físico são sugeridos como um tratamento em potencial para a depressão (2), e estudos sugerem que pessoas mais ativas estão propensas a estarem menos deprimidas (3). Altos níveis de exercício físico foram associados com menores níveis de sintomas de depressão e melhor qualidade do sono, que são por sua vez associados com menor risco de suicídio (4).
O aumento na participação esportiva pode ser um fator de proteção contra a depressão e suicídio, pela redução de abusos, melhora da imagem corporal, aumento da atividade física, aumento da autoestima e aumento do suporte social (5). Pesquisas têm consistentemente demonstrado que o exercício é associado com menores níveis de depressão(4), tendo um grande efeito antidepressivo (2). As evidências mostram que o exercício físico pode ser um método promissor na redução do risco de suicídio (1), devido estar ligado com a redução dos níveis de depressão através dos benefícios supracitados, sendo seus efeitos maiores nos estudos que incluíram participantes diagnosticados com maiores transtornos depressivos (2).

Mais estudos sobre o tema

Apesar do exercício ter efeito benéfico, mais pesquisas são necessárias, pois existem divergências entre as revisões. Krogh et al. (2017) identificou um baixo efeito do exercício em pessoas com maiores níveis de depressão nos estudos avaliados (6). Porém o autor afirma que o efeito do exercício seria mais difícil de detectar se os participantes também recebessem tratamento médico e que a sua revisão sistemática não pôde confirmar se o tipo de condição de controle explicava a heterogeneidade. Já Schuch et al. (2016) afirma que em comparação com intervenções não-ativas (estudos que não compararam o exercício contra tratamentos alternativos), o exercício tem um efeito antidepressivo grande e significativo, e seriam necessários mais de 1000 estudos negativos para anular esse resultado (2). Por mais que sejam necessárias mais análises, a prática de atividade e exercício físico ainda se mostra positiva.

Conclusão

Portanto o exercício físico pode ser uma ótima ferramenta na redução dos fatores associados com o risco de suicídio. Os sintomas de depressão estão associados a diversas causas e buscar ajuda de profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras é sempre essencial. O exercício supervisionado por profissionais com formação relevante, incluindo educadores físicos, fisioterapeutas e fisiologistas do exercício, foi associado com as maiores melhorias (2), que poderão avaliar com maior destreza o tipo de atividade.
Conhece alguém que está passando por dificuldades? Chame-a para se exercitar junto de você, vamos fazer a diferença na vida das pessoas!

Fontes

1. Vancampfort D, Hallgren M, Firth J, Rosenbaum S, Schuch FB, Mugisha J, et al. Physical activity and suicidal ideation: A systematic review and meta-analysis. J Affect Disord [Internet]. 2018;225(August 2017):438–48.
2. Schuch FB, Vancampfort D, Richards J, Rosenbaum S, Ward PB, Stubbs B. Exercise as a treatment for depression: A meta-analysis adjusting for publication bias. J Psychiatr Res. 2016;77(June):42–51.
3. Blumenthal JA, Smith PJ, Hoffman BM. Opinion and evidence: Is exercise a viable treatment for depression? ACSM’s Heal Fit J. 2012;16(4):14–21.
4. Davidson CL, Babson KA, Bonn-Miller MO, Souter T, Vannoy S. The impact of exercise on suicide risk: Examining pathways through depression, PTSD, and sleep in an inpatient sample of veterans. Suicide Life-Threatening Behav. 2013;43(3):279–89.
5. Babiss LA, Gangwisch JE. Sports Participation as a Protective Factor Against Depression and Suicidal Ideation in Adolescents as Mediated by Self-Esteem and Social Support. J Dev Behav Pediatr [Internet]. 2009;30(5):376–84.
6. Krogh J, Hjorthøj C, Speyer H, Gluud C, Nordentoft M. Exercise for patients with major depression: A systematic review with meta-analysis and trial sequential analysis. BMJ Open. 2017;7(9):1–20.

Leave a Reply