10 fatos sobre a dor lombar



A dor lombar (lombalgia) pode não ser um bicho de sete cabeças. Um editorial lançado pela Revista Britânica de Medicina Esportiva (BJSM) lista 10 fatos sobre a dor lombar que todos deveriam saber. Traduzimos parte deste documento que pode ajudar muitas pessoas a se livrar deste mal, para acessar o documento em inteiro teor clique aqui.

Lombalgia: A maior causa de incapacidade física no mundo

A dor lombar é a principal causa de incapacidade física em todo o mundo, mas há uma lacuna entre evidências científicas e a prática no enfrentamento às dores lombares. A maioria das recomendações é baseada em ensaios de países de alta renda, focados em tratamentos como o uso excessivo de medicamentos, exames de imagem caros, repouso sem necessidade, injeções na coluna vertebral e até cirurgias, sem levar em conta o custo-benefício de tais intervenções e deixando de lado a prevenção (1).

Agachamento e dor lombar

Dor ciática e exercício físico

Um novo olhar sobre o tratamento e a prevenção de lombalgias

Novas formas de abordagem no tratamento e prevenção de lombalgia vêm sendo discutidas pela comunidade científica, levando em consideração fatores como a renda de países mais pobres e sabendo que a maioria das dores lombares não tem relação com anormalidades específicas da coluna vertebral (2). Além disso, algumas crenças e expectativas em relação às dores nas costas podem levar a maiores níveis de dor, incapacidade, ausências no trabalho, uso de medicamentos e busca por assistência médica (3).

As seguintes dicas podem ajudar a acabar com tais crenças e auxiliar no tratamento e prevenção das lombalgias, de acordo com a BJSM (4).

10 fatos sobre a dor lombar

1. A dor lombar não é uma condição médica grave e não traz risco de vida.

2. A maioria dos episódios de dor lombar melhora e a dor lombar não piora com a idade.

3. Mentalidade negativa, o medo, expectativas negativas de recuperação e comportamentos ruins de enfrentamento da dor estão mais fortemente associados à dor persistente do que ao dano tecidual.

4. Os exames de imagem não determinam o prognóstico do episódio atual de dor lombar, a probabilidade de futura incapacidade lombar e não melhoram os resultados clínicos da dor.

5. Exercícios e movimentos com aumento graduais de amplitude e em todas as direções são seguros e saudáveis ​​para a coluna.

6. A postura da coluna vertebral na posição sentada, em pé ou de levantamento não prevê a dor lombar ou sua persistência.

7. Um core fraco não causa dor lombar, e algumas pessoas com dor lombar tendem a sobrecarregar seus músculos “centrais”. Embora seja bom manter os músculos do tronco fortes, também é útil relaxá-los quando não forem necessários.

8. O movimento de coluna e de carregamento são seguros e criam resiliência estrutural quando feitos de forma gradual.

9. As crises de dor estão mais relacionadas a mudanças de atividade, estresse e humor do que a danos estruturais.

10. O tratamento eficaz da dor lombar é relativamente barato e seguro. Isso inclui: educação centrada no paciente, promover uma mentalidade positiva e treinamento para otimizar a saúde física e mental (praticar exercícios, atividades sociais, hábitos saudáveis ​​de sono, manutenção de  peso corporal  adequado e manter-se no emprego).

Se você conhece uma pessoa que tem dores lombares, compartilhe este artigo ela. Além de estar ajudando essa pessoa você estará colaborando com a causa da divulgação científica.

Lembre-se: Não deixe ninguém te enganar!

Referências

1. Foster, N. E., Anema, J. R., Cherkin, D., Chou, R., Cohen, S. P., Gross, D. P., … Woolf, A. (2018). Prevention and treatment of low back pain: evidence, challenges, and promising directions. The Lancet, 391(10137), 2368–2383. doi:10.1016/s0140-6736(18)30489-6

2. Buchbinder, R., van Tulder, M., Öberg, B., Costa, L. M., Woolf, A., Schoene, M., … Woolf, A. (2018). Low back pain: a call for action. The Lancet, 391(10137), 2384–2388. doi:10.1016/s0140-6736(18)30488-4

3. Main, C. J., Foster, N., & Buchbinder, R. (2010). How important are back pain beliefs and expectations for satisfactory recovery from back pain? Best Practice & Research Clinical Rheumatology, 24(2), 205–217. doi:10.1016/j.berh.2009.12.012

4. O’Sullivan PB, Caneiro J, O’Sullivan K, et alBack to basics: 10 facts every person should know about back pain. British Journal of Sports Medicine Published Online First: 31 December 2019. doi: 10.1136/bjsports-2019-101611

Leave a Reply