A Antropometria é uma ramificação da Antropologia que estuda as medidas e proporções do corpo humano, dentre elas os padrões de um corpo ideal. Do grego, Anthropo = Homem, Metry = medida. Segundo Michels (2000), já encontramos referências ao tamanho, formas e proporcionalidade do corpo humano no Velho Testamento, portanto é possível identificar a preocupação com padrões corporais há milênios.
O corpo ideal no Egito Antigo
Na antiguidade, o homem já vinha estudando um perfil de corpo ideal para realizar as atividades pertencentes ao seu contexto histórico em cada época. Krakower (1937) afirma que os egípcios, entre os séculos XXXV e XXII a.C, usavam o comprimento do dedo médio do alto sacerdote (até então chamado de Dedo de Saturno) como unidade de medida, onde o corpo ideal corresponderia a dezenove vezes esta medida.
O corpo ideal na Grécia Antiga
Da mesma forma, na Grécia Antiga os homens preocupavam-se com formas e dimensões corporais, porém padrões físicos que os ajudassem a vencer guerras, ou desafios atléticos. De acordo com Petroski (2007), para os gregos desta época, a estatura “ideal” de um ser humano deveria corresponder a oito vezes a altura de sua cabeça. Além disso, os gregos também eram bons em fazer obras de arte com essas representações, um exemplo disso é a escultura Daryphorus, do artista Polycletus (século V a.C.) que representou o padrão físico ideal para o homem daquele período.
Fontes:
PETROSKI, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. 3.ed. Rev e ampl. Blumenau: Nova Letra, 2007. 182p.