Entenda o modelo de antecipação. Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos?



Todo mundo já teve cócegas quando um amigo vem te “cutucar”. Mas vocês já pararam pra pensar que se a gente tenta fazer cócegas em nós mesmos isso não acontece?

O motivo é que quando sabemos o que vai acontecer, o organismo já se prepara pra receber esses estímulos (1). Ou seja, seu corpo sabe que você vai fazer cócegas em determinada área, e o reflexo não acontece. Isso é conhecido como Modelo de Antecipação (feedforward), que é uma representação mental do movimento que é atualizada conforme vai se executando os movimentos(2). 

A segunda pergunta é porque nós temos esse mecanismo?

Quando cria-se um mecanismo de antecipação, o organismo consegue responder mais rápido e com mais eficiência aos estímulos (3). Quando se a há a intenção de um gesto, o cérebro prepera um modelo com para execução do gesto, e nesse model contém os músculos que serão utilizados, as informações sensoriais que serão obtidas entre outros parâmetros(3).

Na verdade esse modelo é usado na maioria dos movimentos, mesmo nos mais simples, e inclusive um problema nesse mecanismo pode estar associado a várias doenças , veja alguns exemplos na sequência.

O que acontece quando esse mecanismo não funciona?

Há varias doenças e condições que têm entre as suas causas o não funcionamento do algumas partes do cerebelo (parte do cérebro responsável pela coordenação dos movimentos) e consequentemente o utilização desses modelos de antecipação. Para ilustração iremos descrever algumas dessas patologias(4).

Ataxia ótica

Essa é uma condição onde a pessoa consegue ver os objetos, mas tem uma dificuldade enorme em interagir com ele, por exemplo pegar um copo para tomar água

Síndrome da mão alheia

Essa é uma doença rara, onde os membros da pessoa realizam movimentos aleatórios e complexos sem a intenção e na maioria das vezes sem apercepção da pessoa. Como por exemplo, desabotoar a camisa. Tem um caso e documentário sobre uma paciente americana com essa síndrome, vale a pena dar uma conferida (Clique aqui).

Membro Fantasma

Essa é uma condição em que pacientes que tiveram seus membros amputados, ainda conseguem sentir esse membro, relatando em algumas vezes até dor. Em geral, essa condição tende a desaparecer com o passar do tempo. Há ainda pessoas que conseguem sentir e “controlar” o membro fantasma.

Anosognosia

                Essa é uma condição onde a pessoa não tem consciência dos seus movimentos, por exemplo, ao ser solicitado para levantar os dois braços a pessoa levanta apenas um braço mas tem convicção absoluta que levantou os dois braços. Pessoas nessa condição não recebem um sinal do braço que não levantou, e preparam o mesmo modelo  feedforward.

Aplicação Prática

                Uma importante consideração prática desse conceito é relacionado a prevenção de lesões. Por exemplo, o mecanismo de antecipação é importante para preparar e contrair a musculatura adequada após um salto, de maneira que o organismo prepara um modelo mental antes do impacto ocorrer. Quando uma lesão ocorre, esse mecanismo é debilitado, ou seja, a pessoal não consegue reagir e responder adequadamento ao estímulo, sendo esse um dos motivos da alta reincidência das lesões (5). Sendo assim, principalmente para atletas voltando de lesão, é importante proporcionar uma variação no número e tipo de exercícios, para que seja possível melhorar essa representação mental do movimento.

                Uma outra abordagem é com relação as quedas, principalmente em pessoas idosas, onde o mecanismo de atencipação, ao perceber que o organismo vai cair, dispara os sinais para correção do movimento e consequentemente manutenção do equilíbrio. Inclusive, o aprendizagem de um modelo de correção de movimentos é aprendido mais rápido do que simplesmente “melhorar o equilíbrio”, sendo assim é importante fornecer para esse público exercícios que gerem um desequilíbrio e um reestabelcimento desse equilíbrio (6). Claro que essas tarefas devem ser feitas em um ambiente seguro e de preferência acompanhada de um profissional, nós já publicamos alguns exercícios que podem ser feitos em casa para esse treinamento clique AQUI e veja.

Conclusão

Chegamos ao fim de mais uma matéria cheia de conhecimentoe curiosidades. Quem diria que das cocequinhas poderíamos tirar tanto aprendizado? Nessa matéria a gente pôde perceber o qual importante é um modelo de antecipação, send determinante para uma vida saudável e ainda abordamos aplicações práticas de tudo isso.

Gostou da matéria? Não esquece de comentar, e dar like nas nossas redes socsais.

E por último, não deixa ninguém te enganar!

Referências

1.          Blakemore SJ, Wolpert DM, Frith CD. Central cancellation of self-produced tickle sensation. Nat Neurosci. 1998;1(7):635–40.

2.          Schmidt RA, Lee TD, Winstein CJ, Wulf G, Zelasznik HN. Motor Control and Learning. 6th ed. Human Kinetics; 2019. 532 p.

3.          Frith CD, Blakemore SJ, Wolpert DM. Abnormalities in the awareness and control of action. Philos Trans R Soc B Biol Sci. 2000;355(1404):1771–88.

4.          Bastian AJ. Learning to predict the future: the cerebellum adapts feedforward movement control. Curr Opin Neurobiol. 2006;16(6):645–9.

5.          Yen SC, Corkery MB, Donohoe A, Grogan M, Wu YN. Feedback and feedforward control during walking in individuals with chronic ankle instability. J Orthop Sports Phys Ther. 2016;46(9):775–83.

6.          Pai YC, Wening JD, Runtz EF, Iqbal K, Pavol MJ. Role of movement stability in reducing slip-related balance loss and falls among older adults. Int IEEE/EMBS Conf Neural Eng NER. 2003;2003-January:253–6.

Leave a Reply