Quais os melhores exercícios na musculação?
Saber a ativação muscular nos exercícios da musculação pode ajudar a determinar o exercício mais eficiente, o que pode ser uma tarefa difícil, levando em consideração as diversas variáveis que influenciam na eficiência de um exercício como: característica do praticante, objetivo, disposição de tempo e aparelhos, nível do praticante entre outros. Sendo assim um dos meios para verificar o efeito dos exercícios nos grupos musculares é o uso de eletromiografia, para determinar o nível de ativação muscular (1).
Eletromiografia
A eletromiografia (EMG) é um método para verificar o nível de ativação muscular (são enviados estímulos elétricos nos músculos para que esses possam contrair), sendo este método aplicado em vários estudos, visando identificar qual o músculo é o mais ativado em diversos exercícios. Maior ativação muscular, significa maior ativação de unidades motoras, podendo levar a mais hipertrofia e força, ou seja, realizar exercícios que ativam mais o músculo alvo pode ser mais eficiente (2).
Quais exercícios mais eficientes?
Os pesquisadores Bompa, Di Pasquale e Cornacchia, avaliaram diversos exercícios por grupo muscular, objetivando verificar a diferença de ativação entre esses exercícios. Foram avaliados fisiculturistas homens e mulheres com ao menos 2 anos de fisiculturismo, e sem utilização de substâncias para melhora da performance por ao menos 2 anos. O teste foi realizado em dois dias, realizando 80% de 1 RM (repetição máxima) para 5 repetições e 2 repetições para 90% de 1 RM. Os resultados são mostrados abaixo, e a ativação é mostrada ao lado de cada exercício em percentuais de ativação.
Resultados
Os autores não descrevem exatamente o porquê desses exercícios serem superiores, porém do ponto de vista biomecânico os exercícios que favorecem um maior vetor de força e desencadeiam um eficiente pré-estiramento (alongamento do músculo alvo imediatamente antes da contração), parecem ser os que mais ativam. Como por exemplo o supino declinado ativar mais o peitoral maior que o supino reto, já que no declinado o braço fica em um ângulo mais favorável à utilização do peitoral maior, além de promover um maior pré-estiramento (3).
PORÉM
O problema desse estudo é que não é possível verificar a ação de outros grupos musculares no exercício. Como por exemplo, no exercício supino, saber também a ativação muscular dos sinergistas (músculos que ajudam o músculo principal no movimento) como deltoide e tríceps, sendo algo que determina diretamente na montagem de um programa de exercícios. Havendo ainda, certa incerteza sobre os principais músculos em determinados exercícios.
Ou seja, só devo fazer os melhores?
A resposta é não necessariamente! Há vários estudos analisando a EMG por exercício, então a primeira coisa é não se limitar a este estudo, entretanto esta pesquisa pode servir como ponto de partida para a criação de programas para ganho de força e massa muscular.
Referências
1. Steven J. Fleck WJK. Designing Resistance Training Programs 4th edition. Human Kinetics. 2013.
2. Bompa TO, Pasquale MG Di, Cornacchia L. Serious strength training [Internet]. 2013. 288 p. Available from: info@hkcanada.com
3. Peter M McGinnis. Biomechanics of Sport and Exercise. 3rd ed. New York: Human Kinetics; 2013. 443 p.
Sensacional este conteúdo!
Estava procurando justamente uma tabela de ativação dos sinergistas.
Será que os senhores poderiam sugerir um estudo com esta informação?
Ótimo trabalho. Parabéns!
Olá Magno, obrigado pela pergunta.
A maioria dos estudos é feito investigando um exercício específico e suas variações. Se você pesquisar no Google Scholar por “EMG AND Nome do exercício” (esse “AND” informa o Google que você está interessado nesses dois termos juntos (EMG e algum exercício específico), vai aparecer diversos estudos, e você pode ver se encontra o exercício específico que está procurando.
Separei três estudos que acho que podem ser interessante pra você, um para o agachamento, um para o supino e o outro para a puxada. Todos estão em inglês.
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02640414.2014.984240 -> Agachamento
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02640414.2010.543916 -> Supino
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14763141.2012.760204 -> Puxada
Qualquer dúvida estamos a disposição 🙂
Att. Danilo
Sci Training