Os jogos de video game para promoção de atividade física são conhecidos como exergames, que são jogos de videogame com o intuito de promover o exercício físico através dos jogos. São os famosos jogos de dança entre outros envolvendo atividade física. Com as novas tecnologias, essa é uma opção viável e muito interessante pra se exercicitar.
Peng e colaboradores (2011) realizaram uma revisão de literatura relacionada ao uso de video games como ferramenta para promoção de atividade física, verificando o gasto energético que os video games causaram. 18 Estudos foram incluídos na revisão.
Fatos em geral
Os estudos mostraram que o gasto energético durante os jogos foi maior do que em repouso, mostrando que o video game pode ser usado como atividade física. Em relação ao uso dos jogos e atividades físicas regulares (caminhada, corrida etc.). A frequência cardíaca não mostrou diferenças estatisticamente significativas, porém quanto o consumo máximo de oxigênio e gasto energético (VO2max) foi maior nas atividades físicas regulares (1).
Os video games para idosos
Chen e colaboradores (2018) conduziram um estudo pra verificar a utilização dos videos games em uma população idosa, onde foram avaliados 39 pessoas com média de 79 anos de idade. As atividades no estudo foram diversas, envolvendo tarefas cognitivas e interativas com o ambiente (utilizando projetores etc.). O estudo pôde cloncluir que a criação de jogos para esse público deve ser específica, levando em consideração a habilidade dos usuários tecnologia, e que o prazer é aumentado quando são feitas conexãos sociais, como o uso de imagens etc (2).
Os jogos ativos para crianças e adolescentes
Benzing e Schmidt (2018) publicaram uma revisão sobre os jogos que influeciam atividade física para crianças de adolescentes. Dentre os pontos fortes dessa metodologia os autores destacaram: aumento da motivação e prazer, pode ser específico para populações, individualização, adaptividade, especificidade e escalabilidade. Dentre os pontos fracos, total potencial frequentemente não explorado, custo para desenvolvimento, dificuldades comerciais, restrições técnicas, não sustantável a longa duração e limitada pesquisa na área (3).
Vídeo games e atividade física, boa ideia?
Em síntese, os exergames podem ser uma boa ferramenta para desenvolver hábitos mais saudáveis, para crianças e adolescentes que estão mais habituados com o jogar video game, esse é definitivamente uma ótima estratégia. Para adultos que em geral não têm tempo e/ou dificuldade de achar um local para se exercitar, jogar video game e queimar calorias da sua própria casa é uma opção. Os idosos que têm ficado cada vez mais antenados nas novas tecnologias e podem se favorecer também dessa viável opção.
Apesar de ser um tipo de atividade física, os jogos não vem acompanhados de instrutores, sendo assim é fundamental que a atividade física seja de baixo risco e de fácil execução, garantindo assim o bom aproveitamento. Existem os jogos que têm os “Personal trainers” robôs, mas isso é assunto pra outra matéria!!!
Por hora, não deixa ninguém te enganar e siga SciTraining.
1. Peng W, Lin JH, Crouse J. Is playing exergames really exercising? A meta-analysis of energy expenditure in active video games. Cyberpsychology, Behav Soc Netw. 2011;14(11):681–8.
2. Chen CK, Tsai TH, Lin YC, Lin CC, Hsu SC, Chung CY, et al. Acceptance of different design exergames in elders. PLoS One. 2018;13(7):1–22.
3. Benzing V, Schmidt M. Exergaming for Children and Adolescents: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. J Clin Med. 2018;7(11):422.