O celular e as multitarefas no Exercício Físico



Multitarefas e a aptidão motora

Na correria do dia a dia, é muito comum fazermos mais de uma coisa ao mesmo tempo, por exemplo: falar ao telefone e responder e-mails, assistir televisão e trabalhar, entre outros milhares de exemplos. Tudo isso são multitarefas, ou seja, quando dividimos nosso foco de atenção em mais de uma tarefa. Com o exercício físico não é diferente, as pessoas caminham na rua e mexem no celular, eu as vezes até mesmo os cidadãos dirigem e utilizam o celular. Inclusive, dirigir é uma habilidade motora, sendo uma atividade física de baixa intensidade, envolvendo coordenação, atenção e tomada de decisão (1). Porém, quando estamos no “modo multitarefas” será que conseguimos dar a mesma qualidade em todas as tarefas?

Celular e Caminhada

Vários estudos(2–7) investigaram o uso do celular durante a caminhada, desta maneira imitando uma situação comum do dia a dia. Krasovsky e colaboradores (2016) publicaram uma revisão de literatura com base em 20 estudos e como resultado encontraram que digitar no celular durante a caminhada deteriora ambas tarefas  (digitação mais lenta e com mais erros, padrões motores de caminhada alterados, como tamanho da passada e coordenação); a digitação compromete a caminhada pela piora da demanda visual e coordenação motora; a piora na capacidade de digitar depende diretamente da habilidade do usuário e em geral pessoas mais novas sofrem menos piora.(8). Em outro estudo Schwebel e colaboradores (2011) concluíram, através de um estudo em ambiente virtual, que ao atravessar a rua e estar utilizando o telefone, seja digitando ou escutando música, aumenta significamente a chance de ser atropelado (8).

Dirigir e utilizar o celular

É de conhecimento geral que dirigir e utilizar o celular é algo prejudicial a segurança, porém, o que acontece quando dirigimos e utilizamos o celular? Primeiramente, é fundamental entender que dirigir é uma habilidade motora aberta, ou seja, que sofre influência do ambiente externo (9), por consequência a capacidade de antecipação e percepção são determinantes (10). Caird e colaboradores (2014) realizaram uma revisão sobre dirigir e digitar no celular, no qual verificou-se 28 estudos e consequentemente encontraram os seguintes resultados:  os motoristas ficam menos sensíveis as alterações no trânsito, resposta diminuída em relação à perigos na pista e diminuição da habilidade em deixar o carro alinhado com a pista (11). Palmiero et al. (2019) avaliaram a ativação de áreas específicas do cérebro ao dirigir e realizar outra tarefa, dessa maneira puderam concluir que ao dirigir e realizar outra tarefa, acontece uma alteração na ativação cerebral da parte parietal para a parte frontoparietal, ou seja, os recursos de atenção que estavam associados majoritariamente à visão e a coordenação são alterados, e podem diminuir a performance mesmo quando a tarefa de dirigir não é explicitamente afetada (10).

Musculação + uso do celular?

Praticamente não foram encontrados estudos que avaliaram o uso do celular com exercícios resistidos, como a musculação por exemplo. Entretanto, Norouzi e seus colaboradores (2019), avaliaram 60 idosos, fazendo musculação + tarefa cognitiva: musculação + tarefa motora. O grupo que realizou o exercício e a tarefa cognitiva obteve melhores resultados quanto a memória e equilíbrio que o outro grupo (12). Porém não foram encontrados estudos mais precisos e avaliando outras características como força e hipertrofia, porém, nós já aprendemos aqui que na execução desses exercícios quando coloca o foco de atenção mais externo ao corpo a qualidade do movimento é melhorada devido à processos automáticos (clique aqui e veja a matéria). Consequentemente, será que realizar exercícios resistidos e utilizar o telefone celular poderia ajudar?

Multitarefas

Nós do SciTraining recomendamos que tarefas que possuem certo risco, como por exemplo dirigir e caminhar na rua, se evite o uso do celular, que irá comprometer as funções cognitivas, e o tempo de resposta, para solucionar possíveis problemas, será aumentada. Por outro lado, em tarefas que não envolvem riscos, as multitarefas podem ter benefícios, há ainda poucos estudos, porém podem existir influências nos resultados dos exercícios, sendo que o corpo humano é um processo complexo e dinâmico, onde todos os componentes se auto influenciam (9)

Referências

1.          Nijboer M, Borst JP, Rijn H Van, Taatgen NA. Driving and Multitasking : The Good , the Bad , and the Dangerous. 2016;7(November):1–16.

2.          Micó-Amigo ME, Kingma I, Heinzel S, Nussbaum S, Heger T, Lummel RC van, et al. Dual vs. Single Tasking During Circular Walking: What Better Reflects Progression in Parkinson’s Disease? Front Neurol. 2019;10(May).

3.          Feld JA, Plummer P, Movement H, Curriculum S, Carolina N, Hill C. Gait & Posture Visual scanning behavior during distracted walking in healthy young adults. Gait Posture [Internet]. 2019;67(August 2018):219–23. Available from: https://doi.org/10.1016/j.gaitpost.2018.10.017

4.          Clare D. Gait & Posture Everyday multitasking habits : University students seamlessly text and walk on a split-belt treadmill. Gait Posture [Internet]. 2018;59(March 2017):168–73. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.gaitpost.2017.10.011

5.          Lim J, Amado A, Sheehan L, Emmerik REA Van. Gait & Posture Dual task interference during walking : The effects of texting on situational awareness and gait stability. Gait Posture [Internet]. 2015;1–6. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.gaitpost.2015.07.060

6.          Yu T, Yifei H, Jibo H, Kunlin W. What affects gait performance during walking while texting? A comparison of motor, visual and cognitive factors. Ergonomics [Internet]. 2018;0(0):000. Available from: http://dx.doi.org/10.1080/00140139.2018.1493153

7.          Niederer D, Bumann A, Mühlhauser Y, Schmitt M, Wess K, Engero T, et al. Gait & Posture Speci fi c smartphone usage and cognitive performance a ff ect gait characteristics during free-living and treadmill walking. 2018;62(August 2017):415–21.

8.          Krasovsky T, Weiss PL, Kizony R. A narrative review of texting as a visually-dependent cognitive-motor secondary task during locomotion. Gait Posture [Internet]. 2016; Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.gaitpost.2016.12.027

9.          Schmidt RA, Lee TD, Winstein CJ, Wulf G, Zelasznik HN. Motor control and learning. 6th ed. United States: Human Kinetics; 2019. 533 p.

10.        Palmiero M, Piccardi L, Boccia M, Baralla F, Cordellieri P, Sgalla R, et al. Neural Correlates of Simulated Driving While Performing a Secondary Task : A Review. 2019;10(May).

11.        Caird JK, Johnston KA, Willness CR, Asbridge M, Steel P. A meta-analysis of the effects of texting on driving. Accid Anal Prev [Internet]. 2014;71:311–8. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.aap.2014.06.005

12.        Norouzi E, Vaezmosavi M, Gerber M, Pühse U. Dual-task training on cognition and resistance training improved both balance and working memory in older people. Phys Sportsmed [Internet]. 2019;0(0):1–8. Available from: https://doi.org/10.1080/00913847.2019.1623996

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