Você conhece o método GVT? Esta é a sigla para German Volume Training (Treinamento de Volume Alemão, em tradução livre). De forma anedótica, o GVT teve origem na Alemanha na década de 1970 e foi usada por treinadores de levantamento de peso para aumentar a massa muscular de seus atletas no período fora de temporada. O método consiste em executar 10 séries de 10 repetições de um ou, no máximo, dois exercícios por treino. Geralmente é executado com cargas de 60% 1RM e com intervalos de 60 – 90 segundos (1). A ideia é aumentar o estresse metabólico (2), que é um fator importante na promoção da hipertrofia (3). Mas será que o método GVT é eficaz? Foi essa pergunta que cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália, fizeram antes de pesquisar esse assunto. Vamos analisar o estudo feito por eles (4).
Objetivo
Amirthalingam e colaboradores investigaram os efeitos do GVT na hipertrofia e força muscular, comparando-o com uma intervenção que consistia em fazer 5 séries de 10 repetições, ao invés de 10 séries.
Método
Dezenove homens, com pelo menos 1 ano de experiência em treinamento resistido foram divididos em dois grupos aleatoriamente e designados para 6 semanas de intervenção, realizando 10 (Grupo 10-SET) ou 5 séries (Grupo 5-SET) de 10 repetições, numa rotina de 3 vezes por semana. A massa corporal magra total e localizada, a espessura muscular e a força muscular foram mensuradas antes e depois do programa de treinamento.
Resultados
Após as 6 semanas houve aumento significativo nas medidas de massa corporal magra, no entanto, aumentos maiores na massa magra do tronco e braço favoreceram o grupo 5-SET. Nenhum aumento significativo foi encontrado para massa magra ou espessura muscular nos membros inferiores entre os grupos. Aumentos significativos foram encontrados entre os grupos para força muscular, com maiores aumentos no grupo 5-SET para supino reto e pull-down.
Conclusão
Os autores concluíram que, aparentemente o programa GVT não é mais eficaz do que realizar 5 séries por exercício para aumentar a hipertrofia e força muscular. Amirthalingam e colaboradores ainda recomendam que se faça de 4 a 6 séries para maximizar os efeitos da hipertrofia, pois os ganhos parecem entrar em um platô com tantas séries, além disso, fazer mais séries pode resultar em overtraining, o que é indesejável para qualquer praticante de musculação.
Sendo assim, é possível que o método GVT ajude na hipertrofia e força, mas de acordo com este estudo, pode ser mais eficaz em termos de tempo quantidade de exercício, realizar apenas 5 séries.
Se você gostou deste texto, veja mais colunas como esta em nosso site:
Hipertrofia: Estratégias para sair da estagnação
Drop-set: Bom ou ruim para hipertrofia?
Mulheres ganham força e massa muscular tanto quanto homens
Lembre-se sempre: Não deixe ninguém te enganar!
Referências
1. Baker, D. German volume training: An alternative method of high volume-load training for stimulating muscle growth. NCSA’s PTJ 8: 10–13, 2009.
2. Gotshalk, LA, Loebel, CC, Nindl, BC, Putukian, M, Sebastianelli, WJ, Newton, RU, Hakkinen, K, and Kraemer, WJ. Hormonal responses of multiset versus single-set heavy resistance exercise protocols. Can J Appl Physiol 22: 244–255, 1997.
3. Schoenfeld, BJ. The mechanisms of muscle hypertrophy and their application to resistance training. J Strength Cond Res 24: 2857–2872, 2010.
4. Amirthalingam, T., Mavros, Y., Wilson, G. C., Clarke, J. L., Mitchell, L., & Hackett, D. A. (2017). Effects of a Modified German Volume Training Program on Muscular Hypertrophy and Strength. Journal of Strength and Conditioning Research, 31(11), 3109–3119. doi:10.1519/jsc.0000000000001747.