Com o passar do tempo a ciência veio tomando espaço dentro de diversas disciplinas, deixando de lado o empirismo e o senso comum. No treinamento físico não foi diferente. A ciência contribuiu com vários experimentos, estudos e pesquisas, para se obter respostas sobre o que é mais adequado para melhorar saúde, desempenho, estética, etc.
Antigamente acreditava-se em lendas e mitos, onde realizavam-se proezas para melhorar o desempenho físico e estas pessoas eram consideradas referência no treinamento, tornando-se diretrizes para aquela época. Como na história de Mílon de Crotona que, segundo Tan (1999), carregava um bezerro nas costas todos os dias, até o animal se tornar adulto. A medida que o bezerro crescia, ficava mais pesado e Mílon mais forte. Outro exemplo foi Emil Zátopek que, de acordo com Billat (2001), dava 100 tiros de 400 m todos os dias para melhorar seu rendimento na maratona, na qual sagrou-se muitas vezes campeão. Com o tempo muitas hipóteses foram testadas para comprovar ou não a eficácia de diversos meios de treinamento, associadas às leis da física, bioquímica, fisiologia, psicologia entre outras. Assim, acompanhado de toda a evolução tecnológica das últimas décadas que agregou mais opções e ferramentas de treinamento, foram encontrados melhores procedimentos para alcançar resultados mais sólidos e com menor dificuldade.
Já sabemos as mudanças que a ciência vem causando nas formas de treinamento, não sendo necessário por exemplo, correr 42km todo dia para otimizar o desempenho na prova de maratona, muito menos caminhar com bezerro nas costas diariamente para tornar-se mais forte.
Com isso fundamos a Sci Training. Uma ferramenta que busca divulgar o conhecimento que se tem sobre a ciência do treinamento em suas diversas sub-áreas.
Somos um grupo de 3 amigos e nosso objetivo é apresentar nossas visões, opiniões e críticas sobre vários assuntos relacionados a este campo, se embasando sempre na ciência e dados sólidos, assim ajudando a direcionar nossos seguidores em relação ao treinamento físico e esportivo.
Fontes:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11219499
#science #sport #training #scitraining #treinamentofísico #esporte #ciência#спорт #наука