Sci Training: Quem somos nós?

Sci Training é o nome que escolhemos dar para este projeto.

Mas porque Sci Training?

Muito simples: Ciência + Treinamento Físico

A evolução da ciência na área da Educação Física

Com o passar do tempo a ciência veio tomando espaço dentro de diversas disciplinas, deixando de lado o empirismo e o senso comum. No treinamento físico não foi diferente. A ciência contribuiu com vários experimentos, estudos e pesquisas, para se obter respostas sobre o que é mais adequado para melhorar saúde, desempenho, estética, etc.

Antigamente acreditava-se em lendas e mitos, onde realizavam-se proezas para melhorar o desempenho físico e estas pessoas eram consideradas referência no treinamento, tornando-se diretrizes para aquela época. Como na história de Mílon de Crotona que, segundo Tan (1999), carregava um bezerro nas costas todos os dias, até o animal se tornar adulto. A medida que o bezerro crescia, ficava mais pesado e Mílon mais forte. Outro exemplo foi Emil Zátopek que, de acordo com Billat (2001), dava 100 tiros de 400 m todos os dias para melhorar seu rendimento na maratona, na qual sagrou-se muitas vezes campeão.

Com o tempo muitas hipóteses foram testadas para comprovar ou não a eficácia de diversos meios de treinamento, associadas às leis da física, bioquímica, fisiologia, psicologia entre outras. Assim, acompanhado de toda a evolução tecnológica das últimas décadas que agregou mais opções e ferramentas de treinamento, foram encontrados melhores procedimentos para alcançar resultados mais sólidos e com menor dificuldade.

A era da (des )informação

Já sabemos as mudanças que a ciência vem causando nas formas de treinamento, não sendo necessário por exemplo, correr 42km todo dia para otimizar o desempenho na prova de maratona, muito menos caminhar com bezerro nas costas diariamente para tornar-se mais forte. Porém, mesmo na era da informação, muito senso comum tem sido espalhado pela rede mundial de computadores. Preocupados com isso fundamos o Sci Training. Uma ferramenta que busca divulgar o conhecimento que se tem sobre a ciência do treinamento em suas diversas sub-áreas.

Somos um grupo de 3 amigos e nosso objetivo é apresentar nossas visões, opiniões e críticas sobre vários assuntos relacionados a este campo, se embasando sempre na ciência e dados sólidos, assim ajudando a direcionar nossos seguidores em relação ao treinamento físico e esportivo.

Fontes:

https://journals.lww.com/nsca-jscr/Abstract/1999/08000/Manipulating_Resistance_Training_Program_Variables.19.aspx?fbclid=IwAR3cwLktLKpTIRJ4c4TQsNsu17JZw6xen9YG8OwUbIx-5pI8-ag_84BU6bQ
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11219499

#science#science #sport#sport #training#training #scitraining#scitraining #treinamentofísico#treinamentofísico #esporte#esporte #ciência#спорт #наука#наука

Translate