Como proceder ao comprar um tênis de corrida



Você sabe como proceder ao comprar um tênis de corrida? aqui vão algumas dicas:
• Toda vez que você for comprar um tênis de corrida, calce-o na loja. Esteja ciente de que você pode ter pés direito e esquerdo de tamanhos diferentes. Para alguns corredores, comprar calçados de tamanhos ligeiramente diferentes pode ser uma boa ideia (se for possível). Forçar um tênis que é muito apertado em um pé pode causar dor ao longo do tempo.
• A forma do pé ou a altura do arco não são bons indicadores de qual tipo de tênis comprar.
• Evite comprar calçados com base em conselhos dados por alguém que tenha visto você andar. Sua marcha e movimento de pé são muito diferentes quando você está correndo.
• Esteja ciente de que todos os corredores fazem pronação (pisada para dentro). A pronação é um movimento normal do pé durante a caminhada e a corrida e, por si só, não deve ser um motivo para selecionar um tênis de corrida. Os corredores podem ser informados durante as compras que, como a pronação está ocorrendo, um calçado com suporte de arco é o melhor. Na verdade, o oposto pode ser verdade. A pronação deve ocorrer e é um amortecedor natural. Parar a pronação com materiais nos calçados pode, na verdade, causar problemas nos pés ou nos joelhos. A pronação excessiva pode ocorrer, mas na maioria dos casos pode ser corrigida com terapia e exercícios para fortalecer o pé, perna e quadril ao invés do uso de um calçado especial.
• Compre tênis de corrida no final do dia, quando seus pés estiverem “inchados”, assim os calçados não ficarão apertados.
• Certifique-se de que o tênis tenha uma biqueira larga. Você deve ser capaz de mexer os dedos dos pés com facilidade. Bicos estreitos não permitem a reprodução normal ou a extensão dos ossos do pé durante a corrida. Isso impedirá que seus pés possam distribuir com segurança, as forças durante a corrida.
• Deve haver pelo menos 1,3 cm de espaço entre os dedos e a frente do tênis. Em outras palavras, deve sobrar um espaço que caiba seu polegar na ponta do calçado.
• Teste o calçado para determinar se ele é muito estreito: retire a palmilha do tênis e pise nela. O seu pé está caindo pelas laterais da palmilha? Se assim for, o seu calçado é muito estreito.
• Quando você for testar a corrida, certifique-se de que o calcanhar não escorregue.

Fonte

Vincent HK, Vincent KR. Selecting running shoes. Consumer Information Committee Brochure. American College of Sports Medicine, Indianapolis, IN. 2014. Disponível em: https://cdn1.sph.harvard.edu/…/7_2015-SelectingRunningShoes…

Leave a Reply