fbpx

Percepção Direta nos Esportes

Essa é uma matéria simples e introdutória sobre um tópico muito maior e mais complexo. Iremos abordar princípios básicos desse conceito que servem pra diversas abordagem e metodologias no esporte. Ao final da leitura você deve entender o que é a percepção direta nos esportes e como isso afeta o processo de treinamento.

O que é percepção e como ela pode ser direta ou indireta?

Uma definição simples de percepção é simplesmente o ato de dar sentido as informações recebidas pelo sistema sensorial. Ao olhar um objeto, nossa retina recebe luz refletida desses objetos em um certo padrão, que nos faz entender as características desses objetos. Essa percepção é usada pra facilitar qualquer ação motora em relação a esse objeto, como formato, textura, e velocidade.

As teorias mais tradicionais, acreditam que essa informação recebida do ambiente, não tem sentido direto e deve ser processada pelo cérebro através de representações mentais, baseadas principalmente na memória. Por exemplo, pra segurar um objeto lançado, a percepção da velocidade é uma informação fundamental que vai permitir que o ato de agarrar o objeto aconteça de maneira natural. E o cérebro conseguiria discernir essa velocidade baseado na experiência do sujeito com a tarefa, ou seja, a informação recebida é ainda processada pelo cérebro, por isso, indireta.

Porém, uma abordagem mais contemporânea, desenvolvida por Gibson (1979), acredita que a o ambiente oferece informação suficiente para a percepção, sem a necessidade de processamentos mentais complexos baseados na memória e/ou experiência. Pra entender melhor esse conceito vamos imaginar o mesmo exemplo de receber uma bola. Quando um objeto é lançado em nossa direção, a imagem desse objeto na retina vai ficando maior conforme o objeto vai se aproximando. Sendo assim, a proporção e velocidade que a imagem vai aumentando na retina, seria o suficiente pra julgar a velocidade da bola de maneira direta.

Qual aplicação no esporte?

A principal aplicação da percepção direta no esporte é que não faz sentido desenvolver um mecanismo mental para melhorar a percepção no esporte. O que é uma prática e crença ainda muito comum no esporte. Vou listar alguns exemplos de práticas comuns que não fazem sentido se você acredita em uso da percepção direta para controlar gestos esportivos.

-Usar leds pra melhorar velocidade de reação.

-Tentar automatizar um movimento pra ser usado em outra tarefa com informação perceptiva diferente. Por exemplo, pendurar uma bola de vôlei e treinar rebater essa bola estática.

-Usar vídeos para desenvolver a percepção nos esportes (a informação de um vídeo é empobrecida, 2D, tamanho reduzido, o atleta não está no contexto).

-Driblar cones (basquetebol, futebol, etc.).

De maneira geral, para aqueles que acredita em percepção direta, a informação real (mesma informação da tarefa-alvo) vinda do ambiente não deve ser alterada, pois ela serve de base para a execução de movimentos.

Essa matéria foi apenas pra dar uma pitada sobre o tópico. É um conceito com boa evidência cientifica e excelente validade. Em próximas matérias nós iremos especificamente comparar a literatura e discutir qual abordagem é a melhor, direta ou indireta?

Fique ligado e não deixe ninguém te enganar!

Referências

Gibson, J. J. (1979). The Ecological Approach to Visual Perception. Taylor & Francis. https://www.google.com/books/edition/The_Ecological_Approach_to_Visual_Percep/QReLBQAAQBAJ?hl=en&gbpv=0

Danilo Arruda

Danilo Arruda

Doutorando em Kinesiology pela Universidade de Minnesota (EUA) com ênfase em Aprendizagem e Controle Motor. Mestre em Kinesiology pela Universidade do Wyoming (EUA). Bacharelado em educação física formado pela PUC-PR. Especialista em Treinamento Desportivo pela UNIP/CEFIT. Técnico de voleibol desde 2010 habilitado pela Confederação Brasileira de Voleibol - Nível 3. Tem como principal área de interesse a Aprendizagem e Controle Motor, desvendando os meios e métodos mais eficientes para a performance e ensino do esporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate